topo

A Universidade Federal Fluminense - UFF

Em Niterói, a UFF e seus vários campi confundem-se com a geografia da cidade, localizados em vários bairros - Centro, São Domingos, Ingá, Santa Rosa, Vital Brasil - e incorporados à rotina dos moradores. A universidade está para a cidade assim como a cidade está para a Baía de Guanabara: a UFF integra a paisagem urbana. Não há dúvida de que a UFF e Niterói formaram uma parceria bem-sucedida.
Mas se em 1961, a recém-criada Uferj contava com apenas 60 docentes, 170 funcionários e 3 mil alunos, na atualidade, a UFF corresponde a uma população de 60.180 pessoas: 3.078 docentes; 4.695 servidores técnico-administrativos; e 26.154 discentes de graduação presencial, 4.408 graduação à distância, 5.583 de pós-graduação stricto sensu e 16.262 de pós-graduação lato sensu (fonte: Siape e STI/UFF - dados apurados em 21/10/2010).
Esse universo equivale a 94 cursos de graduação (90 presenciais e quatro à distância), 76 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 45 mestrados e 31 doutorados, 161 cursos de pós-graduação lato sensu, 115 cursos de extensão e cinco mestrados profissionais, espalhados por Niterói e 13 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. A universidade tem também um núcleo experimental em Iguaba Grande e uma fazenda-escola em Cachoeiras de Macacu. São 32 unidades de ensino, quatro polos no interior, 27 polos de educação à distância (EAD) e uma unidade avançada em Oriximiná, no Estado do Pará.
A UFF tem uma biblioteca central (do Gragoatá), 23 bibliotecas setoriais, 349 laboratórios, 437 salas de aula, nove anfiteatros, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) com 276 leitos, a Farmácia Universitária e colégio de aplicação (Colégio Universitário Geraldo Reis).
Na área cultural, a universidade conta com a Editora da UFF, a Livraria Icaraí, o Cine Arte UFF, teatro, galeria de arte, a Orquestra Sinfônica Nacional, o conjunto Música Antiga e o Quarteto de Cordas.

 

Avisos

 

Contato

 

Edital

 

Programação EBERI IV

 

Hospedagem

 

Trabalhos Aprovados